Data: 06-08-2012
Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)
Avaliador: Julia Caram Sfair
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Agalinis nana é uma planta endêmica da Serra da Canastra (MG), com uma distribuição geográfica bastante restrita (EOO=262,64 km²; e AOO=12 km²). Suspeita-se que esteja sujeita a três situações de ameaça distintas, mesmo número de subpopulações. Uma das ameaças é a alta frequência de incêndios que ocorrem no Parque Nacional da Serra da Canastra. Dessa maneira, A. nana é considerada "Em perigo" (EN). Novos estudos sobre o estado atual de conservação das subpopulações de A. nana devem ser feitos na região, uma vez que a última coleta da espécie foi feita há 15 anos.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Agalinis nana S.I.Elias & V.C.Souza;
Família: Orobanchaceae
A espécie ocorre no Estado Minas Gerais (Souza, 2012).Conhecida apenas para a localidade do material tipo, Serra da Canastra (Souza et al., 2001). Trata-se de uma espécie endêmica do Parque Nacional da Serra da Canastra, sendo comum nos arredores da nascente do Rio São Francisco (Souza, com. pess.).A espécie ocorre cerca de 1400 m (Elias, S. L., 7158, UEC 14607)
Os registros botânicos indicam que a espécie ocorre em campo rupestre, com presença de afloramento rochoso e sobre solo alagável, arenoso-pedregoso, formando brejos. Erva de 15 a 20 cm de altura. Flores róseas. Planta frequente em áreas de esconderijo das samambaias (CNCFlora, 2012).
7.4 Wildfire
Incidência
local
Severidade
low
Detalhes
O Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) possui grande número de ocorrência de incêndios, nos quais metade é de origem antrópica. Os incêndios de origem de raios ocorrem na estação chuvosa e na transição seca-chuva, e os de origem antrópica, ocorrem principalmente entre junho e outubro, durante a estação seca (Medeiros; Fiedler, 2004).
1.7 Fire
Incidência
local
Severidade
high
Detalhes
O Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) possui grande número de ocorrência de incêndios, nos quais metade é de origem antrópica. Os incêndios de origem de raios ocorrem na estação chuvosa e na transição seca-chuva, e os de origem antrópica, ocorrem principalmente entre junho e outubro, durante a estação seca (Medeiros; Fiedler, 2004).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Dados deficientes" (DD), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil(MMA, 2008), anexo 2.
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na unidade de conservação (SNUC) Parque Nacional da Serra da Canastra (CNCFlora, 2011).
- Base de Dados do Centro Nacional da Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2012.
- MEDEIROS, M. B.; FIEDLER, N. C. Incêndios florestais no Parque Nacional da Serra da Canastra: desafios para a conservação da biodiversidade. Ciência Florestal, v. 14, n. 2, p. 157-168, 2004.
- SOUZA, V. C.; ELIAS, S. I.; GIULIETTI, A. M. Notes on Agalinis (Scrophulariaceae) from Brazil. Novon, v. 11, n. 4, p. 484-488, 2001.
- VINICIUS CASTRO SOUZA. ?Comunicação do especialista Vinicius Castro de Souza, da Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), para o analista Daniel Maurenza, pesquisador do CNCFlora, em 06/08/2012.
- SOUZA, V. C. Orobanchaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Pteridofitas_&family=&genus=&species=&author=&common=&occurs=1®ion=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
CNCFlora. Agalinis nana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Agalinis nana
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 06/08/2012 - 19:30:42